O Trovador solitário...


Dia 27 de março seria aniversário do saudoso poeta brasileiro "Renato Manfredini Jr - Renato Russo", que completaria 50 anos. Renato Russo foi umas das figuras mais importantes no cenário do rock nacional, quem tem oportunidade de conhecer a sua história, percebe os sonhos, confusões, intensidades de um eterno adolescente. Quem me conhece sabe que sou muito fã, já li os livros, adoro as musicas, letras... pra homenagear aquele a quem eu gostaria muuuuito de ter conhecido, aquele que eu mais uso as frases pra falar por mim, resolvi postar algumas letras, musicas e entrevistas dele que hoje, já não falam, gritam por mim.

"Depois que me apaixonei de verdade, e não deu muito certo, então eu não consigo mais... eu fico esperando, putz, eu quero sentir aquilo de novo, mas aí, se começa, se o coração bate mais rápido: "Ah, eu não sei se quero isso, não."  Eu acreditei durante muito tempo em amor. Hoje em dia, eu não acredito em amor, não. Eu acredito em respeito e amizae. De repente, sexo e tudo. Ou então, expressão física. Mas é assim: respeito e amizade. Porque paixão, essa coisa de amor romântico mesmo, acho que traz muito sofrimento e sempre acaba. Você sofre, você fica pensando na pessoa, você não funciona direito. Ao mesmo tempo em que você descobre muitas coisas boas em você -- não sei, pelo menos comigo acontece isso."
(Renato Russo - 1993)
"Amizade é quando você encontra uma pessoa que olha na mesma direção que você, compartilha a vida contigo e te respeita como você é. Uma pessoa com a qual você não precisa ter segredos e que goste até dos teus defeitos. Basicamente, é aquela pessoa com quem você quer compartilhar os bons momentos e os maus, também. "

(Renato Russo - 1995)

"Ninguém vai me dizer o que sentir
Meu coração está desperto
É sereno nosso amor e santo este lugar
Dos tempos de tristeza tive o tanto que era bom
Eu tive o teu veneno
E o sopro leve do luar
Porque foi calma a tempestade
E tua lembrança, a estrela a me guiar...

Eu tenho um desejo e um coração
Tenho coragem e sei quem eu sou
Eu tenho um segredo e uma oração
Vê que a minha força é quase santa
Como foi santo o meu penar
Pecado é provocar desejo
E depois renunciar
Estive cansado
Meu orgulho me deixou cansado
Meu egoísmo me deixou cansado
Minha vaidade me deixou cansado
Não falo pelos outros
Só falo por mim
Ninguém vai me dizer o que sentir!"

(Trechos de Soul Parsifal)

0 comentários: